Tradicional escuderia italiana altera parte da frente, estreita carroceria e espera que desenvolvimento do motor permita que Vettel e Raikkonen briguem por vitórias
Raikkonen, Vettel e Gutiérrez (piloto reserva) com dirigentes da Ferrari lançam novo SF15-T (Foto: Divulgação)
Pouco depois da Sauber lançar o C34 nesta sexta-feira, foi a vez da Ferrari apresentar seu novo carro para a temporada 2015, que será pilotado pelos campeões mundiais Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. O SF15-T representa o primeiro capítulo de uma nova era para a escuderia mais vitoriosa da Fórmula 1, que passou por uma profunda reformulação para voltar aos tempos de glória. O bólido, batizado em referência às inicias de "Scuderia Ferrari", ao ano de 2015 e ao motor turbo, não tem novidades quanto às cores. O tradicional vermelho, é predominante, claro, enquanto os detalhes em preto e branco, característica das pinturas dos últimos anos, continuam presentes, apenas com pequenas variações de layout ano a ano.
A mudança visual mais visível fica por conta do bico. No ano passado, o nariz do carro tinha um grande desnível e terminava bem na linha do aerofólio dianteiro, causando um visual que rendeu apelidos como "aspirador de pó". Dessa vez, a descida frontal é bem mais suave e o bico é mais elegante e longo, projetando-se à bem frente da asa dianteira.
- Uma vez Enzo Ferrari disse que o melhor carro é o carro vencedor. No ano passado tínhamos um carro feio e não-vencedor. Gostei do carro deste ano, em termos de estética. Não sei ainda muito em termos de performance, mas ele é bem “sexy”. O trabalho a fazer é resgatar o espírito do time, a paixão, que foi um pouco perdida nos últimos anos e trabalhar duro em conjunto. O objetivo é o vencer o máximo possível - disse o recém-nomeado chefe da equipe, Maurizio Arrivabene.
Montagem Carro Ferrari 2014 e 2015 (Foto: Editoria de arte)
O SF15-T é o primeiro carro da Ferrari com o diretor-técnico James Allison como principal responsável pelo projeto. Outro destaque fica por conta da carroceria mais estreita atrás do cockpit, o que gera ganhos aerodinâmicos.
- A parte de trás do carro é visivelmente diferente do de 2014. Tivemos sucesso em estreitar a carroceria e encaixar tudo ali dentro. Isso demandou muito trabalho, não só no túnel de vento, como também na parte do layout, para tentar encontrar desenhos de radiadores mais eficientes.
Mas as esperanças da Ferrari por um 2015 melhor são depositadas do lado de dentro, no "coração" do carro. Com as mudanças permitidas no regulamento, a escuderia espera ter conseguido construir um motor V6 turbo capaz de reduzir a diferença para a soberana Mercedes. Para isso, a montadora italiana não só buscou aumentar a potência da unidade motriz, mas também otimizar sua capacidade de recuperação e armazenamento de energia.
- Tínhamos vários problemas com relação ao motor e à unidade de potência no ano passado. No início da temporada, a potência entregue não era particularmente sofisticada, e era bastante difícil para os pilotos obterem a resposta que queriam do acelerador. Demos um passo adiante para o SF15-T. E a maior fraqueza do carro do ano passado era que a quantidade de energia que recuperávamos não era o suficiente para sermos competitivos na corrida. Foi uma das razões para que o desempenho dos treinos fossem mais fortes. Tentamos mudar a arquitetura do motor para melhorar isso.
No decorrer de 2014, a Ferrari passou por uma profunda reestruturação para tentar acabar com o incômodo jejum de títulos. Além da saída de sua grande estrela Fernando Alonso, desiludido com a falta de condições de brigar por taças, a equipe conta com novos comandantes. Maurizio Arrivabene, substituiu Marco Mattiacci, que por sua vez, já havia entrado no lugar de Stefano Domenicali no início do ano passado. As mudanças atingiram até o mais alto escalão: diretor-executivo da Fiat, grupo ao qual pertence a montadora italiana, Sergio Marchionne assumiu o lugar de Luca di Montezemolo na presidência do Grupo Ferrari. No corpo técnico, quem ganhou força foi James Allison, com as saídas do diretor de engenharia, Pat Fry, e do projetista-chefe Nikolas Tombazis.
O ST15-T entrará em ação já no próximo domingo, na abertura dos testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, na Espanha. Sebastian Vettel guiará o carro nos dois primeiros dias de atividade, enquanto Kimi Raikkonen estará ao volante na terça e na quarta. O campeonato começa com o GP da Austrália, de 13 a 15 de março.