Atacante do Dinamo de Kiev agita a terça-feira do mercado brasileiro, que tem ainda renovação de Leandro Donizete com o Galo, além de chegadas e saídas de dirigentes
Hora de dar tchau? Em fim de contrato com o Grêmio, Dudu pode retornar à Ucrânia ou trocar de clube
no Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)
no Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)
O atacante Dudu, que pertence ao ucraniano Dinamo de Kiev e defendeu o Grêmio no Campeonato Brasileiro, agitou o mercado do futebol nesta terça-feira e pode permanecer no país. O Flamengo está disposto a investir forte no jogador e fez uma proposta de três milhões de euros (R$ 9,7 milhões). Mas a concorrência também deve ser pesada, já que São Paulo e Corinthians também têm interesse no jogador. Além de Dudu, outro nome está de saída do Tricolor gaúcho: Zé Roberto. O meia de 40 anos (que vinha sendo improvisado na lateral esquerda), não terá seu contrato renovado e ficará livre no mercado caso queira dar continuidade à carreira. Por outro lado, o clube está mais perto do meia Douglas.
Rebaixado para a Série B, o Botafogo vive expectativa de chegadas e saídas no elenco. E o clube cogita repatriar o ídolo uruguaio Loco Abreu, de 38 anos. O atacante é assunto de troca de emails entre integrantes da nova diretoria, que pretende em primeiro lugar acertar os nomes do treinador e do diretor de futebol antes de iniciar contatos com o jogador. Já outro ícone alvinegro pode estar de saída: Jefferson. Nesta terça, representantes do goleiro tiveram uma reunião com os dirigentes, mas deixaram o local sem terem ouvido qualquer proposta relativa a planejamento futuro ou planos de acerto da dívida, que chega a R$ 2 milhões. O empresário do arqueiro já admite ouvir propostas.
De concreto, a terça-feira teve o acertou da renovação de Leandro Donizete com o Atlético-MG e terminou uma novela que se arrastava desde novembro. O volante, de 32 anos, permanece no Galo até o final de 2016. Já Diego Tardelli está cada vez mais distante do clube. A reunião do dia foi adiada, e novo presidente Daniel Nepomuceno já avisou que não fará nenhuma loucura no mercado pelo atacante.
Outras negociações que movimentaram o dia: o presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia, disse que não pretende renovar o contrato do lateral-direito Sueliton; Aos 40 anos e sem clube desde o dia 20 de novembro - quando foi dispensado pelo Criciúma -, Paulo Baier é o alvo da vez da Aparecidense para disputar o Campeonato Goiano. E no Vasco, Joel Santana não será mais o técnico da equipe. Marquinhos Santos e Ricardinho são os nomes cotados.
ENTRA E SAI DOS DIRIGENTES
A terça-feira também foi de reforços e baixas fora das quatro linhas. O Flamengo apresentou oficialmente Rodrigo Caetano- ex-Vasco e Fluminense - como novo diretor executivo. Ele assinou contrato até o fim de 2015, quando termina a atual gestão rubro-negra. Já Cruzeiro e Vasco tiveram a confirmação da saída de dois diretores. Alexandre Mattos se despediu na Toca da Raposa II. Ele cumprirá seu contrato até o dia 31 de dezembro e depois deverá ir para o Palmeiras. No Cruz-Maltino, quem foi embora foi o diretor-geral Cristiano Koehler. A princípio, o dirigente ficaria até o fim do mês ajudando no processo de transição com a nova diretoria, mas teve sua dispensa anunciada no site oficial.