Ex-presidente foi transportado por um helicóptero de serviços médicos.
Segundo o governo, ele foi levado para um hospital militar no Cairo.
13 comentários
O ex-ditador egípcio Hosni Mubarak deixou nesta quinta-feira (22) a prisão de Tora, no Cairo, após a justiça determinar sua soltura. Ele foi transportado por um helicóptero de serviços médicos e será levado para um hospital militar, segundo o Ministério do Interior do Egito.
Ele deve permanecer em prisão domiciliar no hospital militar de Maadi, na perifera da capital.
A ordem por escrito foi mandada à prisão de Tora para que Mubarak seja solto, conforme decisão judicial tomada na véspera.
Pouco depois, um helicóptero usado na retirada de Mubarak chegou à prisão.
O primeiro-ministro interino do país, Hazem al-Beblawi, ordenou que, após a saída da prisão, Mubarak fosse colocado em prisão domiciliar.
Na quarta-feira, um tribunal ordenou a libertação de Mubarak à espera do veredicto por corrupção e pela morte de alguns dos 850 manifestantes durante a revolta popular que o derrubou em 2011, no contexto da chamada Primavera Árabe.
A decisão de libertar Mubarak adicionou um elemento à agitação política que afeta o Egito desde que seu sucessor, o primeiro presidente eleito democraticamente, o islamita Mohamed Morsi, foi destituído por um golpe militar em 3 de julho.
saiba mais
A violência no país na última semana matou quase mil pessoas.
No ano passado, Mubarak foi condenado à prisão perpétua por cumplicidade na morte de manifestantes e por corrupção.
O ex-presidente apelou, e um novo julgamento foi ordenado.
Mesmo que seja libertado, Mubarak ainda enfrentará as acusações.