Patrocinado

Tecnologia do Blogger.




Postagens populares

Goleador da Copa das Confederações, com cinco gols, atacante do Fluminense está a um de deixar marca do Fenômeno para trás

Por Leandro CanônicoBasileia, Suíça
18 comentários
Fred treino Brasil BH (Foto: Marcos Ribolli)Fred deixou a reserva para ser o camisa 9 da
Seleção com Felipão (Foto: Marcos Ribolli)
Não há dúvida de que Neymar é a principal estrela da seleção brasileira na atualidade. Mas os números mostram que em termos de gol a soberania é de Fred. Artilheiro da nova era Felipão, com nove, o atacante do Fluminense está a um de deixar para trás Ronaldo e tornar-se o maior goleador somando as duas passagens do treinador pentacampeão do mundo pelo time nacional.
Lá atrás, em 2001 e 2002, quando Fred ainda não tinha nem chamado a atenção no Brasil, Ronaldo, com nove gols, e Rivaldo, com oito, foram os principais goleadores sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Esses números devem ser facilmente batidos. Até porque o atacante do Flu já tem os mesmos nove do Fenômeno, e Neymar, com sete, está apenas um gol atrás de Rivaldo.
- Não intimida, mas mostra que vai ser um jogo bom. Vamos ter bons duelos. Nosso ataque tentando gol de qualquer forma e a equipe deles se defendendo. Nossa equipe vem confiante de uma conquista, procurando evoluir nos amistosos para servir de preparo para a Copa do Mundo – disse Fred, ao ser questionado sobre a forte defesa da Suíça, adversária desta quarta-feira, na Basileia.
Fred, por sinal, começou a nova era Felipão como reserva. Mas foi justamente na estreia do técnico, contra a Inglaterra, que o goleador começou a dar a volta por cima. Depois de um primeiro tempo ruim de Luis Fabiano, então titular, o jogador do Fluminense entrou no segundo tempo, fez um gol na derrota por 2 a 1 e ainda acertou um belo chute no travessão. Deixou boa impressão.
Tanto que voltou como titular para os amistosos seguintes. E melhorou ainda mais a expectativa sobre ele, ao fazer gol nos empates por 2 a 2 com a Itália e 1 a 1 com a Rússia. Tal rendimento o credenciou a ser confirmado por Felipão na lista dos 23 convocados para a Copa das Confederações. Titular absoluto, Fred reforçou seu faro de gol logo no primeiro amistoso de preparação: 2 a 2 com a Inglaterra.
Passou os próximos três jogos (França, Japão e México) em branco, é verdade, mas não deixou de ser decisivo. Voltou à grande fase na última partida da primeira fase, contra a Itália, marcando dois gols na vitória por 4 a 2, em Salvador. Na semifinal diante do Uruguai, o atacante foi novamente importante ao balançar as redes no apertado triunfo por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Mas foi na decisão, contra a então temida Espanha, que Fred alcançou sua consagração na seleção brasileira. Fez o primeiro e o terceiro gols do Brasil na vitória por 3 a 0, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e terminou a competição como artilheiro máximo, ao lado do espanhol Fernando Torres (ambos marcaram cinco gols na Copa das Confederações).
A um passo de Rivaldo e a dois de Ronaldo
Antes de abrir o placar contra o Japão, na estreia da Copa das Confederações, Neymar estava havia nove jogos sem balançar as redes, contando Seleção e Santos, seu antigo clube. A Copa das Confederações, no entanto, serviu para o jovem atacante se consagrar e viajar em alta para seu novo time, o Barcelona.
Foram quatro gols durante o torneio (contra Japão, México, Itália e Espanha). Somados aos feitos nos amistosos contra Bolívia e Chile, Neymar atingiu sete gols sob o comando de Felipão. Falta, portanto, um para alcançar Rivaldo e dois para chegar em Ronaldo e no companheiro Fred. De qualquer maneira, com 24 gols, o atacante do Barça é o principal goleador no pós-Copa de 2010 da Seleção.
Brasil e Suíça se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), na Basileia, com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM.

Total de visualizações

Top Notícias

Economia (5) Esporte (36) Famosos (49) Futebol (26) Internet (32) Mundo (31) Novelas (9) Politica (8)